segunda-feira, 27 de maio de 2013

A unção do Pastor.

Salmo 23: 5
"preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges-me a cabeça com óleo e o meu cálice transborda."

O texto do salmo 23 é deveras riquíssimo  todo ele, e tem considerações transcendentais a serem observadas em cada verso, em cada partícula de verso! A inspiração divina em Davi mais a sua experiência como pastor de ovelhas fizeram deste o mais belo de todos os salmos. O verso cinco citado acima tem quatro tópicos em minha análise:
"preparas uma mesa perante mim..." já imaginou uma mesa preparada por Deus? Imagine os detalhes, os talheres, os pratos servidos? Imaginou? Nem eu! É muito pra nossa mente limitada imaginar uma mesa preparada pelo próprio "Senhor" do salmo 23.
"...Na presença dos meus inimigos..." Seus inimigos, ou "O inimigo" presenciarão sua vitória de pé!
"...Unges-me a cabeça com óleo..." Essa é uma unção muito, muito especial.
"...O meu cálice transborda." Abundancia de bens interiores e exteriores, presença desejada e um cuidado especial do pastor.
Mas nesta postagem quero falar um pouco sobre o óleo da unção sobre a cabeça da ovelha. Davi sabia exatamente o que estava dizendo, sabia a importância da unção para um rebanho de ovelhas e sabia que um bom pastor mantem ungido seu rebanho. O Bom Pastor muito mais.
Na palestina há enxames de moscas que podem fazer um rebanho debandar, seria o estouro das ovelhas! Ovelhas detestam moscas, o zumbido delas as deixam loucas, desorientadas e muito irritadas. Mas se uma mosca conseguir entrar no focinho macio de uma ovelha, ou no interior de seu ouvido e depositar ali seus ovos, ai sim, isso é um fato terrível  Quando nascem as larvinhas, a irritação e a dor faz com que as ovelhas batam contra pedras, arvores e mourões fortemente, causando em si mesmas graves ferimentos, tudo pra se livrar das malditas larvas. Sabe o que o pastor faz pra evitar isso? Unge as ovelhas. Isso mesmo, ele as unge com óleo. Não é um óleo qualquer, é um óleo especial que tem um perfume que espanta as moscas, as deixa tontas e elas fogem das ovelhas. Pronto, o rebanho esta a salvo do zumbido, do estouro e da infestação!
 Também precisamos dessa unção. Também "estouramos" afugentados com os enxames de problemas e dificuldades que não queremos mais enfrentar. Há zumbidos que nos perturbam. Não são as moscas, mas o inimigo das nossas alma que nos ataca, que fica zumbindo idéias erradas a nossa volta e se deixarmos as idéias se alojarem, pode ser que fiquemos batendo a cabeça por ai; em pessoas a nossa volta, em tentativas de felicidade e em tentativas frustradas de tetar corrigir os problemas que nossas "pancadas" podem ter causado. Mas, o salmo 100 verso 3 diz que "foi Ele e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pastoreio". Assim sendo, Ele é responsável por esse rebanho que Ele mesmo formou e por isso mesmo unge nossas cabeças com óleo especial que nos livra de tudo que nos atrapalha ser o que Ele quer que sejamos. Uma unção que expulsa a tristeza e traz de volta a alegria. Quando as "moscas" sentem o perfume da unção de Deus em nós, fogem, vão embora e não voltam.
Isso mesmo amados, Ele nos unge a cabeça com óleo e cura as tristezas da alma, as magoas com "zumbidos" do passado, cura-nos das feridas causadas na caminhada. 

 -O pastor de ovelhas revista seu rebanho todos os dias e procura feridas que possam infeccionar e causar danos maiores. Ele usa um óleo curativo que previne inflamações e cicatriza a ferida. Conosco não é diferente. Todos os dias o nosso Pastor inspeciona nossos corações pra que não permaneça nenhuma ferida lá. Da-nos a unção que cura nossos sentimentos e emoções. Toda ferida pode ser curada. Decepções amorosas, relacionamentos entre pais e filhos, marido e mulher, seja o que for que o feriu , deixe com O PASTOR, Ele tem a unção da cura.
- Sabia que as ovelhas são disputadas a cabeçada na época do acasalamento? Pois é; os machos levantam o pescoço se mostrando para impressionar as fêmeas, se outro macho já estiver na área, é cabeçada na certa! Tomam distancia e PAM!! cabeça com cabeça! Há sim, isso pode machucar muito, pode causar problemas irreversíveis e até matar!
Sabe o que o pastor faz pra que os machos não se matem? Unge!! Isso mesmo, a unção livra da morte espiritual, das cabeçadas que damos uns nos outros, nas pessoas que mais amamos. Para as feridas nos relacionamentos familiares, nas amizades e no convívio eclesiástico a unção de Deus também é poderosa e eficaz! A unção nos animais faz com que ao se chocarem resvalem por causa do óleo que esta, em abundancia, sobre a cabeça do animal que, mesmo que se fira no impacto, evita o pior e não deixa a ferida infeccionar! Comigo e com você é igual! A unção não deixa que nos choque diários com nossos próximos as feridas nos destruam e não destruam os que amamos , é a unção  preventiva do Pastor, que sabe que eu e você somos cabeçudos o bastante para perder a cabeça quando deveríamos ficar calmos, falar quando deveríamos nos calar, agimos por conta própria quando deveríamos deixar tudo nas mãos do Senhor. 
 A unção nos livra dos zumbidos e das infecções da alma.
 A unção cura e cicatriza feridas do coração.
 A unção trata nossos relacionamentos doentios e cura a mágoas causadas a nós e por nós.
-Da próxima vez que ler o salmo 23, faça dele uma oração, ou talvez o verso 5. Faça dessa declaração de Davi uma oração e diga ao sumo Pastor: "Senhor, unge-me a cabeça com óleo."

Que Deus em Cristo vos abençoe, Rica, poderosa e abundantemente.

Rev. Egner S. Borges.

7 comentários:

  1. Louvo a Deus por essa palavra maravilhosa, q nos revela um pouco mais sobre o Pastor do salmo 23. Deus o abençoe Reverendo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e continue nos enriquecendo com suas palavras!

    ResponderExcluir
  3. cleidiane_f@hotmail.com28 de maio de 2013 às 08:06

    Parabéns pela mensagem que Deus renove esta sabedoria a cada dia.

    ResponderExcluir
  4. Puro verdadeiro e lindo! A unção estava sobre David quando escreveu esse Salmo.

    ResponderExcluir
  5. Unção com óleo, ou com azeites, não era somente no antigo testamento? No tempo da Lei. Não lí sobre nenhum apóstolo ou Jesus ungindo ninguém na Nova Aliança. É bom verificar esse estudo.

    ResponderExcluir
  6. Unção com óleo, ou com azeites, não era somente no antigo testamento? No tempo da Lei. Não lí sobre nenhum apóstolo ou Jesus ungindo ninguém na Nova Aliança. É bom verificar esse estudo.

    ResponderExcluir