terça-feira, 17 de maio de 2011

Salmo 23; 6

Amados, é uma maravilha mesmo o salmo 23; o salmo do Pastor. Nele descobrimos coisas maravilhosas reservadas só aqueles que fazem parte do rebanho, que foram feitos por Ele mesmo, povo seu e "ovelhas do seu pastoreio". No ultimo verso do salmo 23, o de numero 6, Davi fala de uma certeza e esperança eternas:
 a) "Certamente que a bondade e misericordia me seguirão todos os dias da minha vida;
b) e habitarei na casa do senhor por longos dias."
 Observe que Davi não deixa duvidas sobre a presença constante de Deus em sua vida. A palavra que abre o verso é "certamente", não é possivelmente, talvez ou pode ser que, mas certamente, com certeza, sem divida serei seguido! Deus esta sempre seguindo você, em uma perseguição gentil e constante. Gentil porque é com bondade  e com misericordia, constante porque é todo dia. Em dias de bênção Ele esta la, em dias de lutas também, na hora da dor Ele se faz presente, na alegria também. è uma garantia que Davi experimentou, na caverna de Adulão, no pastoreio de ovelhas na juventude e agora no palácio; em todos estes lugares e tempos da vida de Davi ele sempre contava com a presença de Deus ao seu lado, todos os dias de sua vida! Não tenha duvidas de que Ele nunca deixa os seus sozinhos, esta conosco até mesmo no "vale da sombra da morte". Esta foi a promessa feita pelo próprio Deus a Josué; "...Não te deixarei nem te desampararei.-...por que o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares (Josué: 1:5 e 9).
 E nós também podemos contar com a mesma presença, nos seguindo, com bondade e misericordia, todos os dias de nossas vidas.
 Mas ainda há algo maior no texto do salmista, uma garanti de que estaremos na presença do Pastor não só nesta vida, não só em todos os dias desta vida, mas também para a eternidade! "...e habitarei na casa do senhor por longos dias". Outra tradução diz "para sempre", ou seja, pela eternidade, nunca mais sairei de la! Habitar não é passar um tempo. Habitar não é ir de vez em quando. habitar não é visitar vez ou outra. Habitar é fazer parte de, é estar no sue lugar natural. É natural das águias estar no céu e nas montanhas. É natural dos peixes estar nos rios e mares. É natural do povo e rebanho do Senhor estar na sua casa, a casa eterna, o céu onde Ele Habita. La também habitarei, morarei, estarei para sempre, não vou sair mais da casa do Pai. Ele é o meu Pastor. Ele me levara ao lar para estar com ele em meu habitat natural. 
 E todo o contexto é antecedido pela palavra "certamente", é certo, não há duvidas, com certeza serei seguido todos os dias, com certeza habitarei para sempre. Com certeza o Pastor já me deu VIDA ETERNA.
 Viva esta certeza, conte sempre com ele. No deserto, na caverna, no campo de batalha, na hora da dor e da morte, conte com o Pastor de nossas almas.

 Rev. Egner S. Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário