sexta-feira, 31 de maio de 2013

A igreja que devemos ser.

   ""A moça era mui formosa de aparência  virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu a fonte, encheu seu cântaro e subiu."(Gen. 24: 16)
 Das mulheres na Bíblia que simbolizam ou tipificam a igreja, Rebeca é a que mais se parece com a igreja de cristo, sendo melhor tipo da igreja no AT. Rebeca como era virgem, a igreja deve ser imaculada(Ef. 5: 22) Ela tinha um noivo que nunca vira(Gn. 24: 51), a Igreja tambem é chamada de "noiva do Cordeiro"(Ap. 21: 9), mas nunca viu o noivo, Rebeca aceitou ir para uma terra distante, em uma longa jornada até seu noivo, a igreja de Cristo caminha em direção ao céu, numa longa jornada ao encontro do Noivo. 
E não para por ai, o noivo era filho de um homem rico e poderoso, o noivo da igreja é filho do Deus todo poderoso, dono do ouro e da prata. Eliezer, o administrador da casa de Abraão, foi enviado a buscar uma esposa para "consolar o coração de Isaque" após a morte de Sara sua mãe, Deus nos enviou um consolador após a morte de Cristo; e por ai se vai, são muitas as semelhanças entre Rebeca e a igreja. Porem as coisas mais lindas estão justamente na atitude da moça, seu caráter e o caráter de sua escolha.
Rebeca não escolheu, foi escolhida! Exatamente como nós, pois Cristo mesmo disse em João 15: 16" Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros"... O salmo 100: 3 diz que foi Ele, e não nós, que nos fez seu povo e rebanho! 
 Rebeca não escolheu, e também não foi escolhida por nenhum homem, foi escolhida por Deus! Eliezer, nos versos de 12 a 14 faz uma oração a Deus pedindo que a escolha fosse do Senhor e não dele, pediu a Deus um sinal e ele ainda orava quando Rebeca apareceu. Não há acaso aqui, há uma escolha soberana, a escolha de Deus.
A moça fez como o servo de Abraão pedira a Deus, ao pedir que lhe desse água, ela prontamente ofereceu e deu água também aos camelos da comitiva; 10 camelos! Um camelo pode beber até 20 litros d'água sabia?! Que disposição em servir! Uma moça altruísta, com expediente de alguém que mesmo tendo família, morando na alta Mesopotâmia não desprezava nem mesmo um estranho. Essa é a igreja que devemos ser! 
 -Rebeca era "mui formosa a vista" ou seja, quem a visse sabia quem era Rebeca de longe, era destacada entre as demais moças de sua cidade. A igreja também deve ser, refletindo a glória de Deus, o brilho do Espirito Santo e não uma beleza superficial, uma sensualidade lasciva como vemos nos desfiles de moda das igrejas do nosso tempo. Nas ruas não sabemos diferenciar cristãos e não cristãos, independente do gênero  tamanha a indescencia no vestir e no agir dos "crentes" do século 21! Amados, não nos amoldemos com este secularismo, Jesus Cristo é o mesmo, ontem hoje e eternamente.(Hb. 13: 8)
 -Rebeca era "virgem, a quem nenhum homem havia possuído  Óbvio que Rebeca se guardava para um dia se casar, mantendo-se casta até que o noivo chegasse.  A igreja também deve ser assim, não se corromper com as seduções do mundo pós-moderno em que estamos inseridos. Pecado não deixa de ser pecado! Mentir ainda é pecado, desonestidade é pecado, adultério ainda é pecado, fornicação ainda é pecado. Se nós começarmos a achar que não é seremos só mais um grupo de pessoas corrompidas, que se reúne sob uma placa de igreja, com adolescentes gravidas, maridos violentos, esposas infiéis, viciados em internet, pornografia e que tem o status de evangélico, sem ter o evangelho vivo que é Cristo Jesus! Não há como fugir de ser pecador, mas há com não viver pecando o tempo todo.(I.Jo. 1:5- 2: 6)
-Rebeca desceu à fonte, na tradução revista e atualizada de Almeida (SBB) o "à" da frase é craseado, ou seja, ela desceu para a fonte, fez um caminho até lá, não tomou atalhos, não foi a um poço, mas servia a Eliezer e todos os camelos direto da fonte.
 A igreja de hoje não gosta de ir a fonte, prefere o vale da benção, o monte sagrado, a fogueira de Israel, a campanha de sete sextas-feiras (parece até macumba!!), a unção do bispo, a oração do apostolo, a fronha do sonho, mais parece um pesadelo, vai atrás de tudo só pra ser abençoado! Ô povo infeliz!!! A igreja de cristo deve descer à fonte, onde a água é sempre fresca e não para de jorrar, entendeu crente??
 Quer benção sem medida? Pague o dizimo!(Ml 3: 10) 

 Quer a bondade de Deus? A misericórdia de Deus? Seja uma ovelha obediente e certamente elas te seguirão.(Sal 23: 6)
 Entendeu ou quer que desenhe? Veja querido, Cristo é a fonte da água da vida, água que jorra dele e também de você, Ele mesmo disse," quem tem sede venha a mim e beba" então vá, beba da fonte que é Cristo, a fonte de absolutamente tudo que nós precisamos. É Ele que derrama benção sem medida, Ele te manda a bondade e a misericórdia  sem troca, sem barganhar com você, só é preciso descer a fonte.
 Sabe por que as pessoas não querem mais ir a fonte? Por que tem que descer! Se fosse pra subir todo mundo queria. É o que todos querem, subir na vida, subir de posição, subir de cargo na igreja, subir, subir, subir.... No Reino de Deus as coisas não são como no mundo secular. No mundo secular o homem domina a mulher, no Reino de Deus ele a ama. No mundo secular a mulher é independente  fica com quem quer e não obedece a ninguém  No reino de Deus a mulher é submissa e fiel a seu marido. No mundo secular os homens agridem e matam seus ofensores e inimigos, mas no Reino de Deus, oferece-se a outra face, anda-se mais uma milha. Você por favor, se responda, é deste século ou é do Reino? Se és do reino eu te convido a ser cheio!!
-Rebeca "encheu seu cântaro"... não pegou um pouco, não foi metade ou quase tudo, ela encheu! Até a boca, transbordante é como deve estar nosso cântaro, entenda-se com coração, da graça, da presença e da palavra de Deus. Da sua unção, seu Espirito Santo em nós deve encher, pra não sobrar espaço para o mal(com L mesmo!). Encha-se de Deus, não do pecado, encha-se de Deus e não de fofoca, mentiras, novelas e coisas vãs, nada instrutivas e construtivas. Cântaro cheio é uma vida altruísta.
Vida que abençoa outras vidas, que se preocupa com as almas, não pensa só em carro novo, casa bonita e muito dinheiro no banco. Não é errado ter, nem querer ter uma vida boa, com tudo do bom e do melhor. É até bom esse desejo, mas é errado pensar só em si mesmo. Deus nunca precisou de mim nem de você; mesmo assim pagou o mais auto preço pelas nossas almas! Nós, que precisamos dEle pra tudo, não temos o direito de sermos egoístas jamais. É pecado.
-Rebeca subiu. Perceba que Rebeca subiu; porem só depois de ter descido e enchido todo o cântaro. Tiago 4:10 diz assim: "Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará". Entendeu? "Ele", é Ele que exalta, no tempo dEle, do jeito dEle, e só quando seu "cântaro" estiver cheio. Encha-se do evangelho amado; encha-se da palavra de Deus, conhecimento e virtude pra sua vida. Rebeca quando subiu, subiu para servir a outros, e com a Igreja deve ser assim também  Crescemos para servir mais e mais. Quanto maior formos, mas serviços teremos, somos "A Noiva do Cordeiro" é para Ele e por Ele que vivemos.
 Seja como Rebeca
 Seja a Igreja de Cristo. Amem!

Rev. Egner Borges.



Um comentário:

  1. Quê bênção de ensinamento.
    Aprendi muito .
    Deus continue lhe dando sabedoria.

    ResponderExcluir