quinta-feira, 30 de maio de 2013

A alegria de ser provado.

A maioria de nós detesta até a palavra prova, provação, lutas, mas não deveria. Ser provado é algo da parte de Deus, ser tentado é uma artimanha do diabo, mas a provação vem de Deus para nos lapidar tornando-nos aptos para ser usados em seu Reino. Tiago 1; 2 diz: "Meus irmãos, Tende por motivo de grande alegria o sede submetidos a várias provações",
 Veja que o apóstolo nos instrui considerar as provas, múltiplas provas(versão Bíblia de Jerusalém) motivo de grande alegria, e não o contrário. Talvez algum dos amados fique confuso, principalmente se é membro de alguma neo-pentecostal onde ensinam que as provas são consequência exclusiva do pecado e ou da presença do maligno, que é uma grande mentira. As provas são as mãos de Deus nos moldando para algo maior do que podemos imaginar. O que ocorre na maioria das vezes é que nossa ansiedade nos cega e ficamos a merce dos medos e duvidas no caminho. 
Mas olhando para a palavra de Deus encontramos exemplos que nos ajudam a entender melhor as provas e o tempo que elas duram. Abraão por exemplo esperou por Isaque durante 25 anos, tempo em que ele foi preparado por Deus para se tornar o "pai de muitas nações". Todos os anos, todos os meses, ciclo após ciclo, Abrão e Sarai, sua esposa, esperavam ansiosamente pelo filho da promessa; e ele não vinha.
 Abrão não deixou de crer, e o pai da fé teve então sua tão esperada vitória! Estava pronto, finalmente podia sentar na cadeira de pai, seu nome foi mudado pra Abraão, o de Sarai para Sara, mudaram de nome, de vida, de status. Mas as provas não acabaram! Lembra do texto de Tiago? Ele diz múltiplas, várias provas. Deus, após ter lhe dado um único filho, aos 100 anos de idade, pede que esse filho lhe seja dado em oferta de sacrifício;  E ai mano? O que fazer? Bem, Abraão fez a coisa certa, obedeceu. Nunca saberemos o que aconteceria se ele tivesse feito o contrário, mas sabemos o que ocorreu por ter obedecido. Seu filho não morreu, o cordeiro o substituiu e isso foi uma benção para Abraão, Isaque e chegou até nós.
 Outro que esperou um bom tempo foi José; preso injustamente nas masmorras do Egito, ficou la por aproximadamente 13 anos até estar pronto para o trono do Egito. José foi:
 -Vendido pelos irmãos.
 -Vendido para a casa de Potifar.
 -Acusado injustamente pela esposa de seu dono, que acreditou nela.
 -Foi condenado a prisão e esquecido no calabouço do Egito.
Quer mais provação que isso? Ta loco!?!? E você já encontrou um trecho da história de José onde ele desisti, desanima, blasfema? Claro que não. Mais de uma década convivendo com bandidos, comendo a comida de cadeia, exposto a perigos a circunstancias totalmente insalubres. Mesmo se tornando o homem de confiança do carcereiro José estava longe do que havia tantas vezes sonhado! O que Deus estava fazendo era lapidar José, prepara-lo para o governo. Na prisão ele conheceu bandidos e injustiçados, conheceu antes o mercado de escravos e sabia como esse povo era tratado no Egito. Conheceu o padeiro e o copeiro do rei, os funcionários públicos do país. Aprendeu a duras penas a esperar a hora de Deus.
Moisés quando ouvia a voz de Deus no meio da sarça estava com 80 anos. Imagine por um minuto o que ele, Moisés deve ter pensado? "Opa, Javé veio pro meu funeral". ou então, " Poxa, vou me aposentar, aos 80 já tava mais que na hora!!"  Mas ao contrário de tudo que ele podia pensar, estava na hora de tirar o povo do Egito. Ele tinha tentado por volta de 37 ou 40 anos sem sucesso, usando a força, matando pra defender um escravo. Resultado; foi expulso do Egito! Quando queremos sair da prova antes do tempo, nunca da certo, andamos em círculos como Sansão no moinho, ficamos sós no deserto como Moisés, somos repreendidos como Pedro quando atacou Malco, enfim, é sempre melhor esperar a hora de Deus.
-Abraão esperou 25 anos, recebeu Isaque e nem sabe o tamanho nem o poder da nação que gerou!
-José esperou 13 anos e salvou da fome, o mundo que conhecia, salvou sua família  recuperou o convívio e a comunhão com seus irmãos, seu pai e os abençoou no Egito.
-Moisés esperou 80 anos para estar pronto, pois a promessa para ele era desde o ventre, mas quando estava pronto, cajado virava serpente, serpente virava cajado em sua mão, só ele repreendia as pragas, abriu o mar em duas partes, tirou água da rocha e até pão do céu, Deus fez "descer" através da unção que havia sobre Moisés.
 Irmãos, esperem em Deus, com alegria mesmo nas provações, a benção de Deus vai chegar. Não desista, ele nos esta lapidando para algo maior.
Vou contar algo que acontece comigo, talvez contribua com sua experiência; estou orando a 24 anos para que Deus me de uma casa! Só isso, só uma casa, nada demais, porem, depois de muito tempo e questionamento percebi que se tivesse uma casa logo de cara, não teria mudado pra domingos martins, onde abrimos uma escola bíblica  fizemos o primeiro congresso jovem das montanhas do ES com a Igreja do Evangelho Quadrangular, não teria ido para Marechal Floriano, onde pastoreei uma igreja por um ano, fiz o seminário de missiologia, conheci Gedeon, Auriciene e Euza Lidório e Júlio Amorim, pessoas que foram imprescindíveis no meu ministério. Não teria fundado uma igreja junto com eles. Se tivesse residencia fixa la não teria ido pra capital, Vitória, onde na Assembléia de Deus Bethel, pastoreei a congregação de Novo México, Vila Velha, por quase 4 anos. Ou seja, não ter a que me apegar materialmente, me deu flexibilidade para estar a disposição do Reino. Hoje moro em São Roque do Canaã, sou pastor da Igreja Presbiteriana Nacional em Colatina, 27 km de onde moro, e pretendo me mudar pra la, rsrsrsr... estou a disposição do Reino.
 Ainda quero minha casa, sonho com uma bela casa de madeira pré fabricada!! Um chalé em Domingos Martins ou Santa Tereza, mas quero muito, muito mais, estar disponível para ser usado. Hoje, se tiver uma casa própria e precisar mudar eu a alugo e vou onde Deus mandar, em outro tempo não faria assim. Não sei se estou pronto, ninguém sabe. Só sabemos quando a sarça arde, quando o filho nasce ou quando saímos do calabouço para a sala do trono.
 Que Deus nos fortaleça para passarmos com alegria nas provações, para alcançar no tempo Dele as tão almejadas bençãos prometidas, desejadas e sonhadas. Amem.

Rev. Egner Borges.





3 comentários:

  1. Glória a Deus por essa palavra abençoadora, q falou profundamente ao meu coração, Deus o abençoe Reverendo.

    ResponderExcluir
  2. Que palavra tremenda, falou muito ao meu coração e se encaixou com a circunstancia q estou vivendo, Deus o abençoe Reverendo, fique na paz!

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus por sua vida Pastor, palavra tremenda!!

    ResponderExcluir